As Mulheres no Ironman Brasil

Nessa edição do Ironman a participação feminina estará em grande estilo. A campeã do Ironman 2008, Fernanda Keller, é uma das favoritas. Ela já venceu três edições do Ironman Brasil e competiu mais de 50 provas da modalidade ao redor do mundo.


“Espero conseguir me preparar melhor ainda do que 2008. O treino durante estes dois meses que faltam é que fará a diferença”, comentou a atleta em entrevista ao Clic Esportes. Para ela não há como falar sobre a prova. “É muito difícil fazer uma previsão sobre a prova, o que interessa é na hora. Nem sempre o favorito vence, já que o nível da prova cresce cada vez mais”, conta Fernanda.

Conheça o site oficial da atleta.





Pela terceira vez no Ironman, mas dessa vez com um preparação específica para a prova, a santista Carla Moreno, triatleta que já representou o Brasil nas Olimpíadas de Sidney e Atenas e atualmente é heptacampeã do Troféu Brasil de Triatlhon pode surpreender. Carla diz ao site da Comunidade Oakley que começou a se preparar no fim do ano passado.

Acostumada com as distâncias olímpicas (1,5 quilômetros de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida), a atleta tinha como objetivo em 2008 participar de provas de Meio Ironman, mas resolveu esticar os treinos e encarar os 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida. Na época, ela ressaltou que tinha como objetivo melhorar a marca obtida em 2005, ocasião em que ela foi apenas “para curtir” e fechou na 158ª colocação geral, décima entre as mulheres.

Em 2008, apesar de não ter pressão por resultado, ela sentiu o forte calor que fazia em Florianópolis e abandonou a disputa nos primeiros quilômetros da corrida.Esse ano, porém, ela disputará a prova com o objetivo de completar e aumentar a bagagem de aprendizado sobre longas distâcias.

Na prova deste ano Carla contará com uma bicicleta especial, estilo contra-relógio, veículo que estreou no último dia oito no Triathlon Internacional de Santos.

Estarão de Fora

A norte-americana Hillary Biscay favorita na edição passada mas que ficou em terceiro lugar, deixando o pódio para Fernanda Keller não irá competir neste Ironman 2009.

E Kelly Lear-Kaul, atleta amadora na categoria 35/39 anos, que foi a grande surpresa da competição 2008, até mesmo para ela, que não imaginava chegar em segundo lugar também não irá competir na edição atual.
Fotos: Sites Oficiais das Atletas.

0 comentários: