Preparação nutricional

O Ironmann é uma competição que exige muito condicionamento muscular, fisiológico e psicológico dos atletas. Para que se chegue ao final é necessária uma grande e rigorosa preparação. Nesse contexto, a alimentação tem grande influência e deve ser priorizada.


A seguir, algumas dicas que podem ser de grande valia nessa preparação:

Pré-Prova:

O período que antecede a prova é para armazenamento de energia. Para isso, aumenta-se a concentração de carboidratos (arroz, batata, pães, massas e etc..) na alimentação diária. Ao mesmo tempo que sobe a concentração de carboidratos deve, praticamente, inexistir a gordura. Ela pode causar má digestão e atrapalhar os treinos.


A proteína (ovos, queijos e carnes em geral) devem aparecer, mas em porções controladas, uma vez que os responsáveis pela energia do competidor são os carboidratos.
Importante: Deve-se dividir bem a ingestão de alimentos. A programação ideal deve conter cinco refeições, evitando que o estômago fique, por muito tempo, vazio e muito cheio no momento após a ingestão.

No dia da Prova:

O essencial no dia da prova, principalmente durante a competição, é a hidratação. Os líquidos, nesse contexto, têm papel de suma importância. Água e tônicos esportivos podem e devem ser ingeridos.

Importante: Deve-se evitar alimentos estranhos ao organismo. A ingestão de alimentos com os quais não se está acostumado pode prejudicar a digestão e causar desconfortos.
Para garantir tranqüilidade, continua-se com o bom e velho pão com queijo, geléia, suco e um pedaço de bolo.

Pós-Prova:

Tão importante quanto a preparação para a prova, é a reposição dos nutrientes e energia gastos ao longo do dia. É essencial dar continuidade ao processo de hidratação, pois mesmo após o término da competição, pois o metabolismo celular está, ainda, no ritmo acelerado. Nas primeiras horas a ingestão dos carboidratos é indispensável, para que se recupere os estoque de energia.


Fonte: rg nutri

Por Cris Schulze e Camila Inocente.

0 comentários: