Estudante de fisioterapia da Estácio fala dos trabalhos que serão realizados no IRON MAN 2009

Atletas já podiam ser vistos na sexta
treinando para o IRON MAN 2009

Está quase tudo pronto pro IRON MAN 2009, que acontecerá no próximo domingo às 7 horas da manhã. As tendas já foram armadas, faixas foram colocadas ao longo da SC-401 alertando os motoristas sobre o trânsito, que funcionará em meia-pista durante a prova, e os atletas que já chegaram à capital passaram a sexta-feira e o sábado treinando, e podiam ser vistos circulando pelo mesmo percurso que será seguido amanhã.

Mas nem só de triatletas é feito o Iron Man. O evento também vai contar com toda uma equipe que estará lá pra auxiliar os atletas - entre eles alguns fisioterapeutas. É o caso da estudante Mariana Peron, 23 anos, da oitava fase do curso de fisioterapia da faculdade Estácio de Sá/SC. Mariana, que estagia há 2 anos na Clínica Ullis, também faz o estágio obrigatório exigido para a obtenção do diploma. Ela, que já tinha participado do IRON MAN 2006, acredita que dessa vez poderá aproveitar muito mais a oportunidade devido à experiência que adquiriu nesse meio tempo.
Mariana Perón também vai estar na equipe de estudantes
de fisioterapia da Estácio que participarão do IRON MAN


A futura fisioterapeuta contou também sobre os trabalhos que serão realizados por sua equipe durante o IRON MAN 2009: massoterapia, alongamento, relaxamento e mobilização. Exercícios importantíssimos para os atletas que irão participar da prova, já que precisarão nadar, correr e pedalar e que toda essa atividade faz com que necessariamente eles sintam dores e caibras. De acordo com Mariana, é na troca de modalidades que os participantes mais sentem isso e, nesse momento, muita gente pensa em desistir.

Acostumada à fisioterapia clínica, Mariana disse que geralmente os atletas, por terem um melhor preparo físico, tem uma recuperação muito mais rápida do que as pessoas consideradas sedentárias, o que facilita o trabalho dos fisioterapeutas que irão prestar serviço no evento. Ela, que ama o que faz, disse que sua profissão é gratificante por se basear em respostas aos exercícios, e não em milagres.

Texto e Imagens: Bruno Martins

0 comentários: